domingo, 27 de fevereiro de 2011

Saiba como cuidar de seus cachos


Como algumas leitoras pediram, resolvemos fazer um post específico sobre cuidados com cabelos cacheados. Quem tem este tipo de cabelo tem que aproveitar e valorizá-los, deixando-os ainda mais charmosos.
O legal é que agora as mulheres estão assumindo os cabelos cacheados, deixando de lado as chapinhas e assumindo a naturalidade dos fios. Para isto, eles precisam de cuidados específicos, nada de usar qualquer produto e achar que o resultado será maravilhoso.
O hairstylist Pedro Paulo Marques e o cabeleireiro William Silva, do salão Pedro Paulo Cabeleireiros  (RJ) nos dão algumas dicas valiosas para manter a beleza dos fios cacheados. Quem tem este tipo de cabelo tem muita personalidade e estilo, por isto é importante saber mantê-los.
1- Qual é a melhor maneira de lavar os cabelos cacheados?
William: O ideal é usar uma linha específica para cabelos cacheados, porque eles possuem em sua formulação ingredientes que irão ativar melhor os cachos, dando mais vida e movimento. Nos últimos 10 anos, surgiram muitas novidades nesse segmento do mercado, já que o Brasil é um país no qual prevalecem os cabelos cacheados. Sempre aplicar o shampoo e condicionador conforme especificação da marca de produto escolhida.
2- Como ressaltar os cachos?
William: Para dar mais vida aos cachos, além de shampoo e condicionador adequados, deve-se sempre utilizar um ativador de cachos que irá ajudar na ondulação dos fios. Para finalizá-los depois de lavados, desembarace-os com um pente largo, seque os fios suavemente para tirar o excesso de água e aplique o ativador de cachos, amassando os fios bem e modelando conforme a preferência. Quem gosta de usar difusor, deve escolher um ativador que ofereça também proteção térmica.
3- Como usar o secador e o difusor para obter o resultado desejado?
Pedro Paulo: Tenha sempre o cuidado de não aproximar demais o calor do jato quente do secador nos fios e no couro cabeludo. O uso do difusor ajuda a dividir o calor do secador de forma segura e uniforme. Para manter a estrutura dos cachos, use as mãos sobre os cabelos e seque-os amassando.
4- O babyliss é indicado para realçar os fios dos cabelos cacheados ou ele não oferece o toque natural necessário?
Pedro Paulo: Vai depender da espessura do babyliss e das mechas. Quanto mais largo o babyliss e maior quantidade dos fios nas mechas, mais largos ficarão os cachos. Se perceber que os cachos continuam muito marcados, massageie o cabelo todo com as mãos. Esse toque ajuda a soltar os fios, deixando-os mais naturais.
5- Há pessoas de cabelo ondulado que só penteiam os fios no banho, com pente. É uma boa alternativa para desembaraçá-los?
William: É uma boa opção, melhor ainda se o cabelo já estiver com o condicionador. Cuidado apenas na hora de secar os fios, para não perder todo o trabalho feito e embaraçá-los novamente.
6- Existe um corte ideal para quem tem cabelos cacheados?
Pedro Paulo: Não é todo tipo de corte que cai bem neste tipo de cabelo. Quem tem fios cacheados e não gosta de volume, não pode usá-los repicados ou desfiados demais, para não aumentar o volume. Porém, o corte correto vai depender do tipo do rosto. Se for redondo, vai precisar de volume no alto da cabeça; se for longilíneo, deve-se arredondá-lo com volume nas laterais. É neste momento que entra a técnica de visagismo. Já o corte das pontas deve ser feito mensalmente para manter a beleza.
7- Qual o corte mais indicado para quem não abre mão dos cachinhos, mas deseja mantê-los com pouco volume?
Pedro Paulo: Fios longos para pesar e baixar o volume e degradée nas pontas para dar movimento.
8- Há algum tipo de corte para os cabelos cacheados que está na moda neste momento?
Pedro Paulo: Após tanto tempo de “escravidão” dos lisos e a proibição do formol, os cachos já deviam estar de volta há muito tempo. Hoje, a liberdade é total. Com a volta dos cachos, ele se faz presente com cortes longos (tipo Taís Araújo) ou nos mais curtos (tipo Vanessa da Mata).
Cacheado loiro costa B Saiba como cuidar de seus cachos

Nenhum comentário:

Postar um comentário